domingo, 10 de fevereiro de 2013

6o ano EEB Henrique



Bem vindo!

Abaixo você pode visualizar o conteúdo das aulas dadas:

Aula 1 - Apresentação da disciplina e introdução ao conteúdo.
  • Por quê estudar as várias tradições e culturas religiosas.
  • A importância do Ensino Religioso.
Sugestão de leitura: "Para que Ensino Religioso" - www.ensinoreligiososc.blogspot.com


Aula 2 - Significados e exemplos dos termos/palavras fundamentais para o estudo das religiões.

INTRODUÇÃO: OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS.

a) Religião: religar-se a algo, a alguém e/ou ao transcendente.
b) Doutrina: conjunto de regras, princípios e ensinamento de uma determinada organização.
c) Tradição: algo que é passado ou transmitido de geração em geração.
d) Símbolo: objeto ou elemento utilizado para representar algo.
e) Mito: história ou lenda utilizada para explicar ou desvendar algo.
f) Ritual: Cerimonial ou celebração utilizado para homenagear/prestigiar algo ou alguém.
g) Transcendente: aquilo do qual não se pode imaginar nada maior; está além do mundo físico; é imaterial; etc.

INTRODUÇÃO: EXEMPLIFICAÇÃO DOS CONCEITOS.

a) Religião: Budismo, Islamismo, Cristianismo, Judaísmo, Xintoísmo, Candomblé, Umbanda, etc.
b) Doutrina: não roubar, não mentir, não cobiçar, ajudar o próximo, etc.
c) Tradição: natal, páscoa, festa junina, carnaval, etc.
d) Símbolo: estrela de Davi, cruz, pão, pentagrama, peixe, etc.
e) Mito: das origens, da criação, da caverna, etc.
f) Ritual: batismo, missa, culto, homenagem cívica, casamento, etc.
g) Transcendente: Olodumaré ou Olorum, Deus, Alá, Oman, etc.

Atividade/tarefa: Memorizar os significados e exemplos de cada palavra.


Aula 3 - Atividade em sala de aula.
  • Chamada oral sobre os significados e exemplos das palavras.

Aula 4 - Matriz Religiosa Indígena: introdução.

Religiosidade indígena

A estrutura das religiões indígenas é sólida e muito bem elaborada, permitindo equilíbrio do homem com o meio intra e extra psíquico. Harmonia com a “Mãe Terra”;

A religião é marcada pela praticidade, tudo gira em torno das experiências do sagrado e não numa fundamentação teórica;

Cada nação indígena possui a sua própria religião com seus ritos, cantos. Danças, acessórios, símbolos, indumentária, pinturas corporais (As cores mais usadas são o vermelho, o preto e o branco, cujas tintas são extraídas do urucum, jenipapo, carvão, barro e calcário), mitos e jeitos de celebrar os importantes momentos da vida.

Praticamente em todas as comunidades indígenas a religião é parte integrante do cotidiano. A vida gira em torno do sagrado. Todas as comunidades acreditam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Em todas as comunidades indígenas, em se referindo à religião, não se pode esperar uma estrutura que funcione dentro de uma lógica que é nossa.


Questões para estudo!
1. Como é a estrutura da religiosidade indígena?
2. Qual é a marca da religiosidade indígena?
3. Em que acreditam as comunidades indígenas?


Aula 5 - Matriz Religiosa Indígena: importantes momentos da vida.

A vida antes do nascimento
A criança concebida é considerada uma bênção da vida, nesta ocasião é estabelecido um compromisso pelos pais, familiares e comunidade que diz respeito á proteção e, principalmente, ao desenvolvimento integral (formação física, moral e espritual) da criança até a sua vida adulta.

Nascimento
Um momento sagrado, ao nascer a criança é batizada pelo Pajé, os pais e os avós são responsáveis prioritários para cuidar do desenvolvimento integral da criança. A aprendizagem se dá prioritariamente por meio da observação, da experimentação e da curiosidade. As virtudes são transmitidas por meio dos mitos, transmitidos ritualisticamente a criança.

Passagem da vida de criança para a vida adulta
Os ritos de passagem ou “iniciação”, é o momento em que o jovem demonstra que está preparado para assumir suas  responsabilidades pessoais e como membro de uma coletividade. Os ritos de passagem compreendem três momentos:

- 1º. Duros testes de sobrevivência na selva, três ou quatro dias de jejum e intensa atividade física;
- 2º. Os Jovens são apresentados a comunidade e recebem longos conselhos e orientações, acompanhados de um simbolismo que às vezes inclui leves autoflagelações e alimentam-se da comida preparada e benzida pelo Pagé;
- 3º. É o momento ritual propriamente dito, repleto de danças, cantos, rezas, festas e outras atividades sociais, como casamento.

Questões para estudo!
4. Como a criança é considerada mesmo antes do nascimento?
5. Qual o compromisso estabelecido pelos pais e pela comunidade indígena antes do nascimento da criança?
6. Ao que se refere o desenvolvimento integral de uma criança?
7. Como se dá a aprendizagem para os indígenas?
8. Como são transmitidas as virtudes?
9. Quais os momentos dos rituais de passagem dos indígenas?

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