Contato


14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. I. Como podemos definir o Budismo?
    II. Qual a centralidade do ensinamento budista?
    III. Descreva, pelo menos, três características e/ou crenças da doutrina do Budismo.
    IV. O que significa o termo "Buddah" ?
    V. Quais os fundamentos do Hinduísmo que o Budismo preserva?

    1-Podemos Definir o Budismo como "religião universal"
    2-A centralidade do Ensinamento budista é que tudo é sofrimento,mas o sofrimento pode ser ultrapassado,trata-se, todavia, menos de praticar ritos do que de mudar o coração; de esvaziá-lo de todo desejo, de toda ilusão.
    3-O Mundo não teve começo,Buda não prega mensagens de deus, nem a salvação das almas, mas a libertação possível de cada um pela adesão às verdades inteiramente humanas que ele descobriu; O fundo da doutrina de Buda é que tudo passa. Tudo é aparência. Diferindo do hinduísmo primitivo, Buda não pensa que exista uma alma universal, nem uma alma individual.
    4-O "Despertado".
    5- A necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.

    ----
    Nome: Dener Orélo
    Turma:804

    ResponderExcluir
  3. I. Como podemos definir o Budismo?
    R: Não é corriqueiro definir o budismo. Ele é um conjunto de práticas, tradições e ideias muito vasto, que inclui aspectos do que costumamos chamar de religioso, mas também algo do que costumamos chamar de filosofia, ciência e arte.

    II. Qual a centralidade do ensinamento budista?
    R: A centralidade do Ensinamento budista é que tudo é sofrimento,mas o sofrimento pode ser ultrapassado, trata-se, de todo desejo, de toda ilusão.

    III. Descreva, pelo menos, três características e/ou crenças da doutrina do Budismo.
    R: 1) Não-teísta, no budismo não há crença em divindades (deuses, demônios e seres místicos), os deuses são vistos como metáforas para as funções da mente e do universo, não adoram deuses. 2) Possessão mútua dos 10 estados, todas as pessoa possuem o potencial para se tornarem budas e tanto o Inferno como a Iluminação encontram-se no interior de cada indivíduo, ou seja, não acreditam em um inferno e um paraíso onde se vá depois da morte, o inferno e "paraíso" são vistos como condições de vida que se manifestam ao decorrer da vida. 3) Eternidade da vida, no budismo a vida não tem início nem fim, todos os seres vivem um ciclo de nascimento e morte, uma mesma alma renasce diversas vezes no mundo (porém difere da crença de reencarnação do espiritismo), o renascimento (ou emanação) descrito pelo Budismo é uma herança de agregados impermanentes, não de uma verdadeira identidade permanente.

    IV. O que significa o termo "Buddah" ?
    R: "Buddha" significa "Desperto"

    V. Quais os fundamentos do Hinduísmo que o Budismo preserva?
    R: A idéia de que o homem pode alcançar a libertação das ilusões através do autoconhecimento buscado através da meditação e contemplação; a ética da não-violência; a tolerância.

    ....


    Nomes: Rafaela Martins, Franciele Cargnin e Nubia Setubal.
    Turma: 801.
    beijos prof Douglas (:

    ResponderExcluir
  4. 1-O Budismo é uma sabedoria derivada das crenças do Hinduísmo, mas em reação contra o ritualismo excessivo do bramanismo. O Budismo é um hinduísmo reformado que conserva os fundamentos do Hinduísmo: a necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.
    2-Tal é a experiencia que constitui o essencial do ensinamento daquele que mereceu o cognome de Buddah.
    3-Não achei haha
    4-O “Despertado"
    5-O Budismo é um hinduísmo reformado que conserva os fundamentos do Hinduísmo: a necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.

    Willian Santos , Alex Duarte , Alexsander
    Turma: 803

    ResponderExcluir
  5. I. Como podemos definir o Budismo?
    II. Qual a centralidade do ensinamento budista?
    III. Descreva, pelo menos, três características e/ou crenças da doutrina do Budismo.
    IV. O que significa o termo "Buddah" ?
    V. Quais os fundamentos do Hinduísmo que o Budismo preserva?
    Respostas:
    I.Não se definii o Budismo, pois ele é um conjunto de práticas, tradições e ideias, e é incluido aspectos do que costumamos chamar de religioso, porém também algo do que costumamos chamar de filosofia, ciência e arte.
    II.Tudo é sofrimento, e tarata-se de praticar menos ritos do que mudar o coração, de esvaziá-lo de todo desejo, de toda ilusão.
    III.1° No Budismo não há divindade como deuses e etc. eles são não-teista e assim os deuses são vistos como metáforas. 2° O Budismo é uma sabedoria derivada das crenças do Hinduísmo. 3° O que o Buddah prega não é bem a palavra de Deus, mas sim a libertação de cada um pela adesão asa verdades inteiramente humanas que ele descobriu.
    IV.O termo “Buda” significa o "iluminado”, é aquele que se desperta a ele próprio e que proporciona o despertar dos outros.
    V.O budismo e o hinduismo fazem parte de um mesmo contexto histórico e cultural por isso apresentam alguns ensinos em comum como, o Karma que é a lei de causa e efeito, Samsara que é o ciclo de nascimento e morte, Dharma que é a lei fundamental do universo, Moksa que é a libertação, nirvana ou iluminação.
    Nome:Priscila Bosa.
    Turma:803

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. 1-Podemos definir como uma religião universal, derivada das crenças do Hinduísmo.
    2-Tudo é sofrimento, mas o sofrimento pode ser ultrapassado. O método para isso é acessível a todos, porque todos os seres são iguais. Trata-se, todavia, menos de praticar ritos do que de mudar o coração; de esvaziá-lo de todo desejo, de toda ilusão.
    3-O fundo da doutrina de Buda é que tudo passa. Tudo é aparência. Diferindo do hinduísmo primitivo, Buda não pensa que exista uma alma universal, nem uma alma individual. O mundo não teve começo. Não há mais criador.
    4-Significa o "despertado"
    5-O Budismo conserva alguns dos fundamentos do Hinduísmo como:a necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.

    Nomes:Vinicius, Bruno e Juliano
    Turma:804

    ResponderExcluir
  8. Camila Vargas da Rosa – 802

    1. Como podemos definir o Budismo?
    2. Qual a centralidade do ensinamento budista?
    3. Descreva, pelo menos, três características e/ou crenças da doutrina do Budismo.
    4. O que significa o termo "Buddah" ?
    5. Quais os fundamentos do Hinduísmo que o Budismo preserva?

    Respostas:

    1. Podemos definir como uma religião universal, já que se derivou do hinduísmo.

    2. Trata-se, menos de praticar ritos do que de mudar o coração, de esvaziá-lo de todo desejo e de toda ilusão.

    3. Nenhum deus fala pela boca de Buda. O que ele prega não é a mensagem de Deus e nem a salvação das almas, mais sim a possível libertação de cada um pela adesão as verdades inteiramente humanas que ele descobriu. Diferente do hinduísmo primitivo, Buda não pensa que exista uma alma universal, nem mesmo uma alma individual.

    4. Significa “O Despertado”.

    5. Os fundamentos do hinduísmo que o budismo ainda preserva são: a necessidade de se libertar das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.

    ResponderExcluir
  9. Jhonatan V.,João Souza,Leonam D.,Gabriel P.(705)24 de setembro de 2012 às 22:41

    1 - Quais foram as três contribuições romanas para a expansão do Cristianismo?

    2 - Comente as duas contribuições gregas ao Cristianismo.

    3 - Em que se estabelece a fé cristã?

    4 - Qual a razão para se estudar o cristianismo no mundo ocidental sendo ou não cristão?

    5 - Por quê o mundo antigo é chamado de greco-romano?

    6 - Como podemos definir o Cristianismo?

    7 - Durante o bimestre foi realizada uma pesquisa sobre os conflitos religiosos existentes desde a antigüidade até a atualidade. Na opinião do grupo, quais fatores contribuem para a existencia desses conflitos?

    Respostas

    1-Para tal religião,a preparação mais valiosa,foi a unificação de todos os povos sob o poder político de Roma.Além disso,o poder de Roma trouxe uma paz universal,a "Pax Romana".As guerras entre as nações rnaram-se quase impossíveis sobre a égide desse poderoso império.

    2-Uma das duas contribuições marcantes foi que os gregos foram detentores da vida intelectual mais vigorosa por muito tempo ,enfim tudo quanto se relacionava com as pesquisas filosóficas foi o objetivo de meditação grega como a de nenhum outro povo.Muitos dos nossos valores foram pontificados nesta época e que ainda hoje perduram.Os gregos também prepararam o mundo para o advento do Cristianismo,ou seja,eles ajudaram o povo a se preparar para os futuros cultos cristãos,em todo mundo.

    3-A fé cristã se estabelece nas palavras,no ensinamento,nos gestos e na vida de um homem,Deus.

    4-Porque o cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza a sociedade ocidental.

    5-Pois a Roma governava politicamente,mas a mentalidade dos povos deste império tinha sido moldada fundamentamente pelos gregos.

    6-O cristianismo é a religião de todos aqueles que acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus,que ele morreu e ressucitou e que veio anunciar aos homens a boa-nova da salvação.

    7-A razão dos conflitos é que em algumas partes do mundo as religiões são divididas em partes do país como na Nigéria.E então esses conflitos são muito difíceis de serem evitados.Outra razão é que as religiões tem pensamentos diferentes sobre DEUS e então por uma coisa que a outra religião diz,elas ficam revoltadas e promovem um conflito entre algumas religiões independentes de serem monoteístas,politeístas,henoteístas ou pateísta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonatan V.,João Souza,Leonam D.,Gabriel P.(705)26 de setembro de 2012 às 20:28

      Esse trabalho foi feito pelos alunos da escola e.e.b. Henrique Estefano Koerich da turma 705!!!Os alunos são: Gabriel Petry, Jhonatan Veber, João Vitor de Souza e Leonam Domingos.

      Excluir
  10. E.E.B.Henrique Estefano Koerich

    Grupo: Fernanda silva, Filipe Grube, Nicolas e Maria Eduarda


    Respostas

    1: Uma contribuição foi por Roma abranger uma grande quantidade de terra e quase toda a população do mundo.
    A segunda contribuição foi a ‘Pax romana’ que promovia uma paz universal, a união entre os povos.
    E a terceira contribuição foi o deslocamento dos povos de cidade em cidade que foram levando o cristianismo para vários outros lugares.

    2: O cristianismo foi também influenciado pala intelectualidade dos gregos, pois os gregos valorizavam muito a parte intelectual e também prepararam o mundo para o advento do cristianismo, disseminando a língua em que este seria pregado ao gênero humano pela primeira vez.

    3: A fé cristã se estabelece na crença de que Jesus é filho de Deus e que é o messias profetizado na Bíblia Hebraica.

    4: Porque o cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza as sociedades ocidentais. Há dois mil anos permeia a história, a literatura, a filosofia, a arte e a arquitetura da Europa. Assim, conhecer o cristianismo é indispensável para conhecer a sociedade e a cultura em que vivemos.

    5: Porque a Grécia e Roma foram as maiores influencias no mundo antigo.

    6: O cristianismo é a religião de todos aqueles que acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus, que ele morreu e ressuscitou e que veio anunciar aos homens a boa-nova da salvação.

    7: O principal fator é a diferença de costumes entre as religiões.

    ResponderExcluir
  11. Respostas

    1-Para tal religião,a preparação mais valiosa,foi a unificação de todos os povos sob o poder político de Roma.Além disso,o poder de Roma trouxe uma paz universal,a "Pax Romana".As guerras entre as nações tornaram-se quase impossíveis sobre a égide desse poderoso império.


    2-Uma das duas contribuições marcantes foi que os gregos foram detentores da vida intelectual mais vigorosa por muito tempo ,enfim tudo quanto se relacionava com as pesquisas filosóficas foi o objetivo de meditação grega como a de nenhum outro povo.Muitos dos nossos valores foram pontificados nesta época e que ainda hoje perduram.Os gregos também prepararam o mundo para o advento do Cristianismo,ou seja,eles ajudaram o povo a se preparar para os futuros cultos cristãos,em todo mundo.

    3-A fé cristã se estabelece nas palavras,no ensinamento,nos gestos e na vida de um homem,Deus.

    4-Porque o cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza a sociedade ocidental.

    5-Pois a Roma governava politicamente,mas a mentalidade dos povos deste império tinha sido moldada fundamentamente pelos gregos.

    6-O cristianismo é a religião de todos aqueles que acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus,que ele morreu e ressucitou e que veio anunciar aos homens a boa-nova da salvação.

    7-A razão dos conflitos é que em algumas partes do mundo as religiões são divididas em partes do país como na Nigéria.E então esses conflitos são muito difíceis de serem evitados.Outra razão é que as religiões tem pensamentos diferentes sobre DEUS e então por uma coisa que a outra religião diz,elas ficam revoltadas e promovem um conflito entre algumas religiões independentes de serem monoteístas,politeístas,henoteístas ou pateísta.

    Alunos: Mayara Padilha, Amanda Campos, Gabrielle Souza e Denise silva
    Turma: 706

    ResponderExcluir
  12. 1 - Quais foram as três contribuições romanas para a expansão do Cristianismo?

    2 - Comente as duas contribuições gregas ao Cristianismo.

    3 - Em que se estabelece a fé cristã?

    4 - Qual a razão para se estudar o cristianismo no mundo ocidental sendo ou não cristão?

    5 - Por quê o mundo antigo é chamado de greco-romano?

    6 - Como podemos definir o Cristianismo?

    7 - Durante o bimestre foi realizada uma pesquisa sobre os conflitos religiosos existentes desde a antiguidade até a atualidade. Na opinião do grupo, quais fatores contribuem para a existência desses conflitos?

    Respostas

    1-Para tal religião,a preparação mais valiosa,foi a unificação de todos os povos sob o poder político de Roma.Além disso,o poder de Roma trouxe uma paz universal,a "Pax Romana".As guerras entre as nações tornaram-se quase impossíveis sobre a égide desse poderoso império.

    2-Foi que os gregos foram detentores da vida intelectual mais vigorosa por muito tempo ,enfim tudo quanto se relacionava com as pesquisas filosóficas foi o objetivo de meditação grega como a de nenhum outro povo.Os gregos também prepararam o mundo para o advento do Cristianismo,ou seja,eles ajudaram o povo a se preparar para os futuros cultos cristãos,em todo mundo.

    3-A fé cristã se estabelece nas palavras,no ensinamento,nos gestos e na vida de um homem,Deus.

    4-Porque o cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza as sociedades ocidentais. Há dois mil anos permeia a história, a literatura, a filosofia, a arte e a arquitetura da Europa.

    5-Pois a Roma governava politicamente,mas a mentalidade dos povos deste império tinha sido moldada fundamentamente pelos gregos.

    6-O cristianismo é a religião de todos aqueles que acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus,que ele morreu e ressuscitou e que veio anunciar aos homens a boa-nova da salvação.

    7- O principal fator é a diferença de costumes entre as religiões.

    aluno: Miguel Neves
    Turma:705

    ResponderExcluir
  13. professor,sou teu aluno na escola ildefonso linhares da 8 série,e gostaria de saber qual vai ser o assunto da prova?

    ResponderExcluir