INTRODUÇÃO: OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS.
a) Religião: religar-se a algo, a alguém e/ou ao transcendente.
b) Doutrina: conjunto de regras, princípios e ensinamento de uma determinada organização.
c) Tradição: algo que é passado ou transmitido de geração em geração.
d) Símbolo: objeto ou elemento utilizado para representar algo.
e) Mito: história ou lenda utilizada para explicar ou desvendar algo.
f) Ritual: Cerimonial ou celebração utilizado para homenagear/prestigiar algo ou alguém.
g) Transcendente: aquilo do qual não se pode imaginar nada maior; está além do mundo físico; é imaterial; etc.
INTRODUÇÃO: EXEMPLIFICAÇÃO DOS CONCEITOS.
a) Religião: Budismo, Islamismo, Cristianismo, Judaísmo, Xintoísmo, Candomblé, Umbanda, etc.
b) Doutrina: não roubar, não mentir, não cobiçar, ajudar o próximo, etc.
c) Tradição: natal, páscoa, festa junina, carnaval, etc.
d) Símbolo: estrela de Davi, cruz, pão, pentagrama, peixe, etc.
e) Mito: das origens, da criação, da caverna, etc.
f) Ritual: batismo, missa, culto, homenagem cívica, casamento, etc.
g) Transcendente: Olodumaré ou Olorum, Deus, Alá, Oman, etc.
TEXTO 01. SISTEMA DE CASTAS DO HINDUÍSMO.
a) Religião: religar-se a algo, a alguém e/ou ao transcendente.
b) Doutrina: conjunto de regras, princípios e ensinamento de uma determinada organização.
c) Tradição: algo que é passado ou transmitido de geração em geração.
d) Símbolo: objeto ou elemento utilizado para representar algo.
e) Mito: história ou lenda utilizada para explicar ou desvendar algo.
f) Ritual: Cerimonial ou celebração utilizado para homenagear/prestigiar algo ou alguém.
g) Transcendente: aquilo do qual não se pode imaginar nada maior; está além do mundo físico; é imaterial; etc.
INTRODUÇÃO: EXEMPLIFICAÇÃO DOS CONCEITOS.
a) Religião: Budismo, Islamismo, Cristianismo, Judaísmo, Xintoísmo, Candomblé, Umbanda, etc.
b) Doutrina: não roubar, não mentir, não cobiçar, ajudar o próximo, etc.
c) Tradição: natal, páscoa, festa junina, carnaval, etc.
d) Símbolo: estrela de Davi, cruz, pão, pentagrama, peixe, etc.
e) Mito: das origens, da criação, da caverna, etc.
f) Ritual: batismo, missa, culto, homenagem cívica, casamento, etc.
g) Transcendente: Olodumaré ou Olorum, Deus, Alá, Oman, etc.
TEXTO 01. SISTEMA DE CASTAS DO HINDUÍSMO.
TEXTO 02. AS PRINCIPAIS CASTAS.
Atividades
1. Com relação a possibilidade de ascensão social: Como ela ocorre no ocidente e na sociedade indiana?
2. Quando surgiu o termo "casta" ? Por qual motivo?
3. Como é visto o sistema de castas pela constituição atualmente atualmente?
4. Identifique as principais castas do Hinduísmo. O que cada uma delas representa? Quem são na sociedade?
4. Identifique as principais castas do Hinduísmo. O que cada uma delas representa? Quem são na sociedade?
TEXTO 03. BUDISMO.
Pouco conhecido fora da Ásia na virada do século
XX, o budismo hoje assumiu o papel de religião universal. De fato, muitos no
ocidente admiram-se de ver o budismo vicejar ali mesmo em sua própria
comunidade. Grande parte disso resulta do movimento internacional de
refugiados. Comunidades asiáticas consideravelmente grandes se estabeleceram na
Europa Ocidental, na América do Norte, na Austrália e em outros lugares. À
medida que cada vez mais imigrantes fincam raízes em um novo país, eles também
trazem consigo a sua religião. Ao mesmo tempo, mais pessoas no Ocidente se
deparam com o Budismo pela primeira vez.
O
que é o Budismo?
O Budismo é uma sabedoria derivada
das crenças do Hinduísmo, mas em reação contra o ritualismo excessivo do bramanismo.
O Budismo é um hinduísmo reformado
que conserva os fundamentos do Hinduísmo: a necessidade de libertar-se das
aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o
corpo.
Com efeito, para alguns
historiadores, o Budismo simplesmente nasceu da lenta evolução de uma seita hinduísta. Para os brâmanes, o Budismo
é heresia. Para outros, o Budismo
teve um fundador, um sábio cuja história não se conhece, cujas datas não se
podem fixar e cuja vida não se pode narrar. Esse sábio é Buda.
Ensinamento
Tal é a experiencia que constitui o
essencial do ensinamento daquele que mereceu o cognome de Buddah. O “Despertado”. Tudo é sofrimento. Mas o sofrimento pode
ser ultrapassado. O método para isso é simples, acessível a todos, porque todos
os seres são iguais. Trata-se, todavia, menos de praticar ritos do que de mudar
o coração; de esvaziá-lo de todo desejo, de toda ilusão.
Doutrina
A revelação de Buda é justamente que
não há verdade revelada. Nenhum deus fala pela boca de Buda. O que ele prega
não é nem a mensagem de deus, nem a salvação das almas, mas a libertação
possível de cada um pela adesão às verdades inteiramente humanas que ele
descobriu.
O fundo da doutrina de Buda é que
tudo passa. Tudo é aparência. Diferindo do hinduísmo primitivo, Buda não pensa
que exista uma alma universal, nem uma alma individual. O mundo não teve
começo. Não há mais criador. Um grande filósofo budista do século V, Yacomitra,
declarou: “Os seres não são criados nem por deus, nem pelo espírito, nem pela
matéria.” Tudo é ilusão. Deus mesmo é ilusório. A única realidade é a dor
universal. Essa é a grande, a única descoberta de Buda.
ATIVIDADE AVALIATIVA [em grupo - no máximo 3 integrantes]
COM BASE NO TEXTO SOBRE O BUDISMO RESPONDA:
I. Como podemos definir o Budismo?
II. Qual a centralidade do ensinamento budista?
III. Descreva, pelo menos, três características e/ou crenças da doutrina do Budismo.
IV. O que significa o termo "Buddah" ?
V. Quais os fundamentos do Hinduísmo que o Budismo preserva?
SUGESTÃO: Enviem as respostas através da página "CONTATOS" para que suas respostas sejam privadas.
Nicolas Mattei, Bruna dos Santos Macedo e Bruna Eduarda Canani. Turma 801
ResponderExcluirI.Ele é uma religião universal.
II.Trata-se, todavia, menos de praticar ritos do que de mudar o coração; de esvaziá-lo de todo desejo, de toda ilusão.
III.A revelação de Buda é justamente que não há verdade revelada, Nenhum deus fala pela boca de Buda. O que ele prega não é nem a mensagem de deus, nem a salvação das almas, mas a libertação possível de cada um pela adesão às verdades inteiramente humanas que ele descobriu.
IV.O “Despertado”.
V.A necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.
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ExcluirKarine Mariano Da Luz, Ana Cristina Da Silveira e Ana Carolina Da Silveira , Turma 802
ResponderExcluir1. Podemos definir o budismo como uma religião universal, pois, é uma sabedoria que se derivou das crenças do Hinduismo.
2. É um metodo simples para menos praticar ritos do que mudar o coração, de esvaziar de todo desejo e de toda ilusão.
3. Nenhum deus fala pela boca de Buda. O que ele prega não é nenhuma mensagem de deus e nenhuma salvação das almas. A unica e grande descoberta de Buda foi: "Os seres não são criados nem por deus, nem pelo espírito, nem pela matéria.” Tudo é ilusão. Deus mesmo é ilusório. A única realidade é a dor universal.
4. O "Despertado".
5. Os fundamentos do Hinduísmo que o Budismo ainda preserva são: a necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.
Kauani Truppel, Jéssica Borges e Maria Eduarda Rosa
ResponderExcluirI. É um religião universal, uma sabedoria derivada das crenças do Hinduísmo.
II.Trata-se, todavia, menos de praticar ritos do que de mudar o coração; de esvaziá-lo de todo desejo, de toda ilusão.
III. A revelação de Buda é justamente que não há verdade revelada. Nenhum deus fala pela boca de Buda. O que ele prega não é nem a mensagem de deus, nem a salvação das almas, mas a libertação possível de cada um pela adesão às verdades inteiramente humanas que ele descobriu.
IV. O "Despertador"
V. a necessidade de libertar-se das aparências, a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.
Aline Gonçalves, Gabriel May de Aguiar Martendal e Nicoli Pereira Alves. Turma: 802.
ResponderExcluir1. Podemos definir o budismo como uma religião universal,pois,é uma sabedoria que se derivou das crenças do hinduismo.
2. É um metodo simples para menos praticar ritos do que mudar o coração,de esvaziar de todo desejo e de toda ilusão.
3. Nenhum Deus fala pela boca de Buda. O que ele prega não é nenhuma mensagem de Deus e nenhuma salvação das almas. A unica e grande descoberta de Buda foi: "Os seres não são criados nem por Deus,nem pelo espírito,nem pela matéria". Tudo é ilusão. Deus mesmo é ilusório. A única realidade é a dor universal.
4. O "Despertado".
5. Os fundamentos do hinduísmo que o Budismo ainda preserva são: a necessidade de libertar-se das aparências,a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.
Emily de Souza , Larissa Oliveira Alves , Beatriz Camargo Fruet , Patricia Stempniak , 802
ResponderExcluir1. Podemos definir o budismo como uma religião universal,pois,é uma sabedoria que se derivou das crenças do hinduismo.
2. É um metodo simples para menos praticar ritos do que mudar o coração,de esvaziar de todo desejo e de toda ilusão.
3. Nenhum Deus fala pela boca de Buda. O que ele prega não é nenhuma mensagem de Deus e nenhuma salvação das almas. A unica e grande descoberta de Buda foi: "Os seres não são criados nem por Deus,nem pelo espírito,nem pela matéria". Tudo é ilusão. Deus mesmo é ilusório. A única realidade é a dor universal.
4. O "Despertado".
5. Os fundamentos do hinduísmo que o Budismo ainda preserva são: a necessidade de libertar-se das aparências,a reencarnação e a importância de uma meditação que implique o corpo.